Skip to content

Fim da multa na demissão sem justa causa prejudica o trabalhador?

Quando o empregador dispensa um trabalhador sem justa causa, com relação ao FGTS, há duas multas recolhidas: 40% sobre o saldo do FGTS pagos ao trabalhador e 10% sobre o saldo do FGTS pagos ao governo.

A proposta apresentada pelo governo é reduzir gradualmente até extinguir o valor destinado aos cofres públicos. Essa redução gradual seria de 1 ponto percentual a cada ano e, portanto, em 10 anos a multa seria extinta. O governo afirma que tais medidas reduzirão os custos indiretos com o trabalho, o que acabaria por fomentar a contratação formal.

O percentual pago aos trabalhadores (40% sobre o saldo) não sofreria qualquer diminuição, ao contrário, o governo alega que uma parcela do lucro, após quitadas todas as despesas, será revertida ao empregado. Em manifestação sobre o tema, chegou a pontuar que a estimativa é de que o rendimento do FGTS se aproxime do da caderneta de poupança.

É fato que muitas empresas levam em conta o montante a ser recolhido nessas duas multas antes de dispensar um empregado, pois o valor, dependendo de quanto tempo de casa tem o empregado, pode ser bem alto.

Contudo, de forma imediata ao empregado, não haverá mudanças caso essa redução/extinção dos 10% pagos diretamente ao governo seja aprovada, uma vez que esse recolhimento não era destinado ao trabalhador. Por outro lado, também não se pode afirmar que apenas a redução desse percentual seja capaz de fomentar a contratação de um número maior de empregados formais, já que a criação de postos formais depende de outros fatores, tais como jornada, mercado e até mesmo disponibilidade de mão de obra.

 

Autor: Marcelo Mascaro Nascimento Fonte: Exame.com 

Link: http://exame.abril.com.br/carreira/fim-da-multa-na-demissao-por-justa-causa-prejudica-o-trabalhador/

Posts relacionados que você pode gostar

Vila Olímpia

Como Abrir CNPJ no Bairro Vila Madalena: Guia Completo para Empreendedores

A Vila Madalena, situada na Zona Oeste de São Paulo, destaca-se como um dos principais centros culturais e criativos da cidade. Conhecida por seu ambiente artístico e vibrante, a região
Cruzamentos da receita federal

Venda Sem Nota Fiscal: Saiba Por Que Você NÃO Deve Fazer Isso

Introdução Venda Sem Nota Fiscal: Emitir nota fiscal não é só uma obrigação legal — é também uma forma de proteger o seu negócio, ganhar credibilidade no mercado e evitar

O que é Razão Social, Para que Serve e Como Definir uma Para Sua Empresa

Introdução Se você está pensando em abrir uma empresa ou regularizar seu negócio, provavelmente já se deparou com o termo razão social. Mas afinal, o que significa isso? Qual a

Fale com um dos nossos Especialistas

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp