Muitas vezes o empreendedor se vê em uma situação complicada. Seus investimentos em marketing são altos, seus produtos são de qualidade e sua loja é adequada, mas suas vendas não são satisfatórias, já que seus clientes compram pouco. Não desanime, pode ser que a solução para o seu problema seja o aumentar o seu ticket médio. Aprenda agora a otimizá-lo:
O ticket médio é o valor médio do montante que seus clientes gastam em sua loja em cada compra realizada. A fórmula é:
Ticket médio = vendas totais em um período ÷ número total de pedidos no período
Ou seja, se a sua loja fatura R$ 50 mil em um mês e você obteve 400 pedidos, então seu ticket médio é R$ 125,00. Esse é o valor que seus clientes compram em sua loja por vez, em média.
Estabelecer o ticket médio de seu negócio é muito importante, pois ele permite que seu lucro aumente sem adquirir nenhum cliente a mais. Analise seu negócio e estabeleça uma meta. Mas seja realista! Se os produtos mais vendidos em sua loja têm um valor médio de R$ 20,00, não adianta adicionar uma meta de R$ 300,00.
Estabelecer essa meta é importante pois ela servirá de calculo para as estratégias seguintes:
Frete grátis
Essa é uma estratégia muito difundida em e-commerces brasileiros, porém, ela costuma ser adotada apenas para imitar os concorrentes e sem um propósito definido.
Não seja mais um desses. O frete grátis precisa ser baseado em um valor aproximadamente 20% acima do ticket médio que você deseja alcançar.
Por exemplo: se a sua meta de ticket médio é de R$ 200,00, então seu frete grátis será a partir de R$ 240,00 (R$ 200,00 + 20%). Arredondando para os padrões de mercado, você oferecerá entrega gratuitas a partir de R$ 239,99.
Divulgue isso na sua loja virtual o máximo que puder. Personalize sua plataforma para mostrar esse benefício até no carrinho de compras. Dessa forma, seus clientes serão motivados a comprar um pouco mais.
Cashback
O cashback é um crédito oferecido para uma próxima compra na loja mediante a compra de um valor mínimo.
Por exemplo: “nas compras acima de R$ 299,00, ganhe R$ 50,00 para gastar em sua próxima compra”.
Essa estratégia funciona muito bem, principalmente se o produto oferecido pela sua loja for de compra recorrente. O dinheiro oferecido deve seguir o mesmo padrão do frete grátis, sendo 20% de sua meta de ticket médio.
Cupom de desconto
Ofereça cupons de desconto para uso imediato — ou em no máximo 2 dias — para seus clientes e divulgue através do e-mail marketing. Use essa estratégia apenas se você possuir uma boa base de e-mails; do contrário, aposte no cashback.
Kits
Essa é uma técnica pouco explorada nos e-commerces brasileiros, mas que gera bastante resultado. Ela consiste em montar kits de produtos e vendê-los por um preço um pouco menor do que o das peças avulsas.
Por exemplo: se sua loja vende itens de papelaria, você criar um kit “caderno + 3 canetas”. Dessa forma, seu cliente será motivado a levar mais itens pelo desconto, e seu ticket médio subirá rapidamente.
Upsell
O upsell é uma estratégia de marketing que consiste em oferecer um produto similar, melhor ou em maior quantidade ao seu cliente.
Por exemplo: se ele está comprando um celular específico, ofereça a versão mais recente; se ele está comprando uma mangueira de 5 metros, ofereça a versão de 15 metros por alguns reais a mais.
Ofertas em destaque
A página inicial de sua loja funciona como uma vitrine onde você deve exibir suas melhores ofertas, lançamentos e produtos mais vendidos. Porém, se sua meta de ticket médio é de R$ 199,00, não faz muito sentido exibir muitos produtos com valores mais baixos. Utilize esse canal a seu favor, exibindo produtos com valor mais elevado.
Sobre Denis Zanini
Com um currículo extenso e grande reconhecimento no mercado digital, Denis Zanini atua como consultor, palestrante e empresário. Além de CEO da Ynusitado Marketing Digital Inteligence . Eleito um dos melhores profissionais de mídias sociais pela ABCOMM (Associação Brasileira do Comércio Eletrônico), Denis tem ajudado diversos empresários a tornarem seus negócios digitais mais lucrativos.
Sua visão ampla, e faro apurado para as novas tendências e comportamentos do mercado, tem ajudado diversas empresas dos setores financeiro, automotivo, esportivo, franquias, moda, engenharia, comunicação, celulose entre outros a enxergarem novas oportunidades ou até mesmo corrigirem erros de ações em andamento.