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Como organizar a venda de infoprodutos?

Com o crescimento do marketing digital, a venda de Infoprodutos é uma das frentes que mais está trazendo rentabilidade para este mercado. 

Junto a aceleração da educação online e a revolução do meio digital, os Infoprodutos ganharam mais espaço e mais força na internet e com isso, muitas dúvidas de como organizar as vendas deles surgiram. 

No artigo de hoje, vamos relembrar o que são os Infoprodutos, como atuar com eles, quais os melhores nichos e o que você deve fazer para atuar nesse mercado.

O que são Infoprodutos?

Um infoproduto nada mais é do que um produto digital que ensina alguém a fazer algo, na maioria das vezes. 

São uma forma de transmitir conhecimento de maneira organizada, entretendo, gerando engajamento, ou resolvendo/apoiando alguma necessidade da pessoa que o adquiriu. 

Eles podem ser vendidos em formatos de ebooks, audiobooks, podcasts, vídeo aulas ou mentorias. O leque de opções e formatos é bem variado e por isso é um ótimo mercado para se investir.

Não é preciso ter uma formação específica para fazer um infoproduto, basta ter um conhecimento em algo e ter didática para passar para frente o que sabe, e pronto: colocar a venda. 

Quais são os Infoprodutos mais vendidos?

Criar um infoproduto pode ser uma ótima forma de ganhar dinheiro pois com base nos conhecimentos e habilidades que você tem é possível alcançar e ajudar infinitas pessoas. 

Há vários formatos de Infoprodutos que você pode criar, como falamos acima, mas existem alguns que são mais vendidos e podem dar um norte para tomar a primeira decisão. 

Segundo a Hotmart, que hoje é a maior plataforma de venda de Infoprodutos da atualidade, os produtos digitais mais vendidos são ebooks, cursos online, consultorias, clubes de assinaturas, audiobooks, infográficos e planilhas. 

Assim, é só analisar e decidir qual é o formato que se adequará melhor ao seu público e nicho e claro, qual opção trará mais retorno financeiro ao seu negócio. 

Como vender Infoprodutos?

A primeira coisa que você precisa fazer ao decidir vender Infoprodutos é regularizar seu negócio como empresa. Abrir um CNPJ para comercializar seu infoproduto é a maneira mais econômica, pois a tributação de impostos na pessoa física é muito alta. 

De qualquer forma é importante deixar claro que há diferentes tributações conforme o tipo de infoproduto que você vende, ou seja, se você vender cursos, sua tributação será uma, pois o seu CNAE é um (prestação de serviços), se você vender ebooks, por exemplo, sua tributação será outra, pois o CNAE será diferente. 

Todo planejamento tributário é feito conforme o tipo de sua empresa e pela definição de seu CNAE. 

Por isso é fundamental acertar na contratação de quem fará esse planejamento todo, para evitar possíveis dores de cabeça e, claro, gastos desnecessários. É preciso fazer um mapeamento com base no seu negócio, estudar o que você vai vender, como vai vender, a média de faturamento e vários outros detalhes. 

Contratar uma plataforma também é importante pois é nela que você disponibilizará a venda e atualmente existem várias opções para comercialização de Infoprodutos: Hotmart, Monetizze, Udemy, Eduzz, Kiwify e HeroSpark são as mais comuns e confiáveis que temos no mercado atualmente. 

Analise o que cada uma oferece conforme o tipo de infoproduto que você vai vender e faça a sua escolha. 

Meio de pagamento e estrutura do site e página de vendas

Quando falamos em pagamento, há várias formas de realizar e isso pode ser um diferencial e tanto para o seu cliente, principalmente no momento de decisão de compra. 

Atualmente o cartão de crédito, boleto bancário e PIX são as principais maneiras de pagamento que são praticadas no mercado, com um destaque também para o PIX parcelado. Quanto mais opções, mais confiança seu cliente terá na hora de finalizar a compra. 

É importante ressaltar também que a venda do seu infoproduto pode ser realizada por meio de um pagamento único ou por formato de assinatura e isso vai depender da sua estratégia de desenvolvimento e criação. 

No marketing digital, a copy é tudo e é ela quem acaba convencendo, mais do que o próprio produto. É por meio de uma boa página de vendas que seu cliente será convencido de investir no seu produto.

Quanto mais simples sua página de vendas for, melhor! Você deve se preocupar em quebrar todas as objeções que impeçam a venda do infoproduto.

Nesse ponto, seria bom você contar com a experiência de um copy writer profissional e um web designer para montar uma página que converta. Esse site será a ponte entre seu cliente e a venda. 

Os pontos mais importantes de uma página de vendas são:

  • Benefícios do infoproduto;
  • Público-alvo do infoproduto;
  • Vantagens sobre ofertas concorrentes;
  • Formas de pagamento;
  • Canais de suporte;
  • Processo de reembolso;
  • Informações sobre quem criou o infoproduto;
  • Depoimentos e avaliações de consumidores.

Estratégia de marketing e pós-venda

E mais importante ainda do que todo o processo de venda é o processo de atração de leads para sua lista de prospecção. 

Assim, sua estratégia de marketing precisa ser traçada com o objetivo de aumentar o reconhecimento do seu produto e sua marca. 

Algumas estratégias contam com a criação de conteúdo no Instagram, Facebook, YouTube, TikTok e outras redes, e para realizar uma boa quantidade de vendas você precisa ter um público aquecido e pronto para comprar. 

Analise o seu nicho e avalie as estratégias dos seus concorrentes, principalmente as que eles usam no lançamento de venda dos Infoprodutos.

Seu time de suporte deve ser ágil e ativo. Após a abertura do carrinho, podem haver problemas no checkout, ou até mesmo uma dúvida sobre o produto. 

Não deixe de ter uma equipe treinada e pronta para sanar todas as dúvidas do cliente, pois isso é essencial para que você tenha uma boa venda. É o pós-venda que fideliza o cliente e o faz comprar novamente na sua empresa. 

Concorrência: como destacar meu infoproduto em um mar de informação?

Antes de você lançar seu infoproduto no mercado é preciso que você esteja ciente que você será um peixe em um grande mar. Pode parecer óbvio o que vou te falar agora, mas a internet está cheia de conteúdos, e você precisa achar uma forma de destacar seu infoproduto para que o consumidor opte por comprá-lo ao invés do concorrente. 

Pense que você investiu tempo e dinheiro em um material digital e você precisa garantir que ele seja completo, incrível e que faça a diferença para que a pessoa que busca conhecimento naquele setor. 

Apesar de não ser o único ponto importante para ganhar direito, todo negócio digital precisa investir na criação de um infoproduto de qualidade, que consiga gerar vendas de verdade. 

Para que você crie algo pelo qual as pessoas estejam dispostas a pagar para ter, não pode deixar de produzir algo que seja realmente relevante. Por isso, uma pesquisa de mercado é fundamental.

Nessa pesquisa, também não deixe de analisar a concorrência, para entender onde você vai se inserir, mas também para analisar como os seus concorrentes estão atuando no mercado, para você ter ideias de como se diferenciar e claro, se inovar. 

Com essas informações em mãos, você será capaz de investir na produção de um conteúdo de alta qualidade, capaz de não só conquistar a atenção dos consumidores para comprar o seu infoproduto como fidelizar esses clientes para comprar sempre suas ofertas. 

O marketing de afiliados

O marketing de afiliados é uma abordagem utilizada por negócios digitais com o objetivo de alavancar as vendas de infoprodutos por meio de uma rede de promotores de vendas que são os afiliados, que são vendedores que atuam de maneira independente. 

Os infoprodutores permitem que profissionais de fora do negócio trabalhem com a divulgação e venda dos produtos, e o alcance não tem limites. 

Os afiliados são como canais de vendas, e recebem uma comissão por cada venda realizada, e essa relação é como se fosse uma parceria entre as duas partes, construída sobre uma mecânica em que uma parte precisa da outra para conseguir fazer com que a venda do infoproduto dê certo e as duas partes tenham lucro. 

Marketing de influência 

Trata-se de uma estratégia de comunicação que se consolidou nos últimos anos como uma das grandes alternativas para quem quer se promover por meio de canais digitais. 

Aqui, a estratégia é simples: encontrar influenciadores digitais que se comuniquem como seu público-alvo e contratem seus serviços para promover suas ofertas e atraiam a atenção dos compradores em potencial. 

O influenciador seria uma figura de confiança, que defende a qualidade e os benefícios do infoproduto oferecido, e por isso é importante que esses profissionais tenham não só um bom número de seguidores, como também se relacionem de verdade com o tema do infoproduto que ele está oferecendo.

Mídia paga 

Outra estratégia bastante utilizada pelos negócios digitais é a mídia paga. Pagar pelo uso de plataformas digitais de anúncios permite que você impacte o público na hora certa. 

Isso pode ser feito em diferentes plataformas como o Facebook Ads e o Google Ads, por exemplo. 

O Facebook Ads permite anunciar não só no Facebook mas também no Instagram, oferecendo diversas opções de segmentação para que você consiga definir a maneira precisa de quem deve ver o seu anúncio.

Ou seja, você pode segmentar que quer que seu anúncio apareça para jovens de 18-25 anos, do público masculino, que se interessem por carros, por exemplo. 

Já no Google Ads, essa ferramenta de anúncio do Google permite que você anuncie nos resultados de buscas realizadas pela plataforma ou na rede de banners presente em milhares de sites pela internet.

De uma forma geral, quem trabalha com mídia paga precisa estar constantemente atualizado para garantir o maior retorno possível sobre o investimento que foi realizado nesses anúncios. 

As estratégias das redes sociais

Diferente da mídia paga, as estratégias das redes sociais não envolvem investimento direto nas plataformas utilizadas para alcançar o público-alvo. 

O foco aqui está na criação de conteúdo relevante, que será distribuído de forma gratuita (orgânica) para os usuários de cada rede, para estimular o engajamento do público com esse conteúdo, gerando oportunidades de venda. 

As estratégias utilizadas aqui são as de redação, design e gatilhos mentais, onde o conteúdo produzido é persuasivo e isso facilita as vendas dos infoprodutos promovidos. 

Aqui podemos falar do SEO também, que é o conjunto de melhorias e ajustes técnicos e de conteúdo, que tem por objetivo melhorar o posicionamento em resultados de buscas realizadas em plataformas como o Google. 

Os primeiros resultados são os que são mais clicados e acessados, e o SEO existe com o objetivo de preparar um conteúdo capaz de ficar sempre na primeira posição entre os resultados de buscas relevantes para o seu negócio. 

Essa estratégia não é paga, mas é comum que os negócios digitais busquem apoio de consultorias especializadas em SEO para implementar essas otimizações e conquistar os resultados esperados. 

Afinal, vender infoprodutos dá dinheiro?

Como falamos no início deste artigo, o mercado de infoprodutos vem crescendo muito nos últimos anos, mas existem muitas oportunidades para serem exploradas, para quem deseja entrar nesse universo. 

Os infoprodutores que se dedicam 100% à criação de infoprodutos de alta qualidade, não usam essa atividade somente para conquistar uma renda extra e sim como fonte de renda principal. 

Trabalhar com a venda de infoprodutos é uma ótima maneira de empreender e ganhar dinheiro com a internet, mas é preciso se dedicar bastante como qualquer outro negócio, para construir um negócio sólido, que consiga não apenas ser lucrativo, mas também se manter assim ao longo do tempo. 

Atuar no mercado de infoprodutos é uma tarefa complexa e por isso devemos contar com os parceiros de negócios certos para obter sucesso na área. 

Se você quer realmente ganhar dinheiro com a venda de infoprodutos, organize-se, abra uma empresa, mantenha-se atualizado sobre o mercado digital, escolha um nicho de atuação e especialize seu conteúdo. 

Crie mais do que apenas um infoproduto para aumentar suas opções e invista em bons canais de comunicação para estimular as vendas, e procure monitorar de perto os resultados dos seus esforços.

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