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Qual é a importância da contabilidade para negócios digitais?

Que a internet traz uma oportunidade imensa de negócios, isso você já deve saber não é verdade? Mas o fato é que está cada vez maior o número de pessoas que estão tornando seus negócios digitais a sua renda principal, e faturando alto com isso.

Muita gente começa com pouco, como autônomo, mas logo vai descobrindo as vantagens de abrir uma empresa e não se arrepende disso. 

Mas como abrir uma empresa para atuar no mercado digital e o que são esses negócios digitais? Preciso de uma contabilidade para isso?

É sobre isso que vamos falar no artigo de hoje. Fique atento principalmente se você já atua ou se pensa em atuar nesse mercado que é tão promissor. 

O que é o mercado digital?

Tudo o que diz respeito a transações de compra e venda na internet pode ser entendido como um negócio digital. Não importa o que: compras do mês, a pizza do fim de semana, o carro que te levará para o trabalho, um celular novo ou um curso que você quer fazer… o mercado digital oferecerá todo um mar de profissionais e soluções que estão a sua disposição, basta apenas um clique. 

Os principais nichos são:

  • E-commerce (lojas online);
  • Programação e desenvolvimento (aplicativos e softwares, entre outros);
  • Marketing digital;
  • Segurança da informação;
  • Criação de conteúdo (texto, imagem e som)
  • Produtores digitais (e-books, vídeos, cursos, aplicativos, etc);
  • Afiliados (programa de vendas dos produtores digitais);
  • Freelancers (redatores, marqueteiros, tradutores, ilustradores, fotógrafos, programadores, comunicadores visuais, etc);
  • Análise de dados (web analytics).

Além de garantir uma conexão entre os consumidores e as empresas, a maior característica dos negócios digitais é a flexibilidade. 

O empreendedor pode trabalhar de forma remota, de onde quiser e fazer os próprios horários. 

Por isso, esse tipo de empreendimento atrai tanto as pessoas e exige também um menor investimento inicial para colocar a operação em andamento. Por outro lado, a competição é grande e demanda uma constante busca por atualizações e inovações. 

Investir no mercado digital é um bom negócio?

O comércio eletrônico cresceu muito nos últimos anos, e atingiu seu recorde histórico de vendas no primeiro semestre de 2021, totalizando mais de R$ 53 bilhões em faturamento. 

Nessa linha, os empreendedores que não adaptarem seus negócios físicos para venderem online também certamente vão ficar para trás no mercado. 

E para quem está começando agora, a internet é um universo com muitas vantagens e oportunidades, atendendo a demanda dos consumidores que procuram praticidade e agilidade.

Os principais benefícios dos negócios online são produtividade e dinamismo, assim como um maior alcance de público, menor custo inicial e possibilidade de rápido crescimento. 

Principais modelos de negócios digitais 

São vários os tipos de negócios digitais, e cabe ao empreendedor escolher aquele que faz mais sentido para seus objetivos. 

Separamos aqui os principais modelos para que você possa se inspirar na hora de começar o seu.

  • E-commerce (loja virtual)

Esse modelo de negócio está em alta e promete crescer ainda mais nos próximos anos. A modalidade consiste na venda de produtos por meio de uma loja virtual, e o empreendedor oferece comodidade para os consumidores que encontram os produtos desejados e fazem suas compras.

Os custos operacionais são bem menores do que uma loja física tradicional e o grande diferencial é que o alcance do público é muito maior, se você tiver boas condições de logística. Afinal, você pode enviar seus produtos para todo o país ou até para qualquer lugar do mundo, não ficando restrito ao bairro que você está. 

  • Marketplace 

O marketplace já é uma modalidade de negócio onde há uma conexão de vendedores e consumidores, por meio de uma plataforma online já existente e conhecida. 

Exemplos dessas plataformas: Amazon, Netshoes e Americanas. Elas se baseiam na venda de produtos ou serviços online e a diferença é que enquanto o e-commerce é uma loja virtual própria, o marketplace funciona como se fosse um shopping virtual, reunindo, e reúne diferentes marcas e lojistas em um único site. 

Os gestores fazem a administração da plataforma e oferecem um espaço do site para empreendedores que em troca, pagam uma comissão sobre as vendas realizadas.

A grande vantagem é que os lojistas não precisam investir na estrutura de um e-commerce próprio, e ainda contam com a visibilidade de um nome que já é conhecido no mercado.

Mas há uma desvantagem também: a competição. Ela é acirrada, por isso pode haver uma certa dependência do varejista com relação ao marketplace. 

  • Assinaturas 

Não é de hoje que o modelo de assinaturas é um bom negócio. É só pensar nos planos de academia e nas tradicionais assinaturas de revistas que cobram um pagamento recorrente para entregar um produto ou um serviço. 

Com a migração das pessoas para a internet, esse modelo foi adaptado para negócios digitais, e podemos encontrá-lo nas plataformas de streaming como Spotify e Netflix, ou clubes de assinaturas de produtos de beleza, vinhos, produtos para pets, etc. 

Essa modalidade garante uma receita recorrente para o empreendedor mas exige uma constante atualização dos serviços, como é o caso dos streamings, que sempre estão com filmes e músicas novas ou no caso dos produtos, que sempre devem apresentar novidades para despertar o interesse no consumidor de continuar com a assinatura.

  • Infoprodutos 

Se você tem conhecimento em algum determinado assunto, você pode monetizar isso por meio de infoprodutos. 

Também conhecidos como produtos digitais, são outro mercado em expansão. Trata-se de ebooks, cursos online, webinars, consultorias, planilhas… são alguns exemplos do que você pode fazer e vender pela internet. 

O mais importante aqui é que sejam produzidos conteúdos de qualidade e direcionados para um público qualificado e interessado nos temas abordados.

  • Social commerce 

Que as redes sociais são influentes nas decisões de compra dos consumidores atuais isso você já deve saber, não é verdade?

Por isso é bastante estratégico que as empresas vendam seus produtos e serviços em redes sociais como Instagram ou Facebook, o que chamamos de social commerce.

Quem está começando a empreender pode utilizar esse modelo, principalmente se não tiver muitos recursos para investir em um site próprio, e é uma ótima maneira de aumentar o alcance da marca e impulsionar as vendas.

  • Software as a Service (SaaS)

Já o Software as a Service é um modelo de negócio baseado no desenvolvimento e na oferta de softwares como um serviço.

A empresa faz uma cobrança recorrente do consumidor para uso de sua solução. 

Um exemplo dessa modalidade é o Google Workspace, onde a partir de um pagamento mensal, as empresas podem utilizar várias ferramentas do Google que funcionam na nuvem, como Meet, Docs e Sheets, para o trabalho de suas equipes. 

Como fazer com que o seu negócio digital seja um sucesso?

Independente de qual seja o seu tipo de negócio digital, um aspecto indispensável para o sucesso da sua empresa é o pagamento online. 

Os consumidores precisam ter formas para pagar os produtos ou serviços adquiridos com eficiência e segurança e é nesse ponto que entra a importância de você oferecer vários meios de pagamentos digitais. 

As formas de pagamento mais utilizadas são a venda por cartão de crédito, boleto bancário e Pix. 

Além disso, se você for um infoprodutor, garanta que realmente está fornecendo um produto de qualidade, para que aquele cliente volte a comprar de você. 

Especialize-se em um nicho, para que você se torne referência nesse assunto. 

O que é mais vantajoso? Abrir empresa ou trabalhar como autônomo?

Essa é a pergunta que todos se fazem. Mas primeiro é importante saber que toda atividade profissional é geradora de imposto, a partir de ganhos mensais acima de R$ 1.903,98. 

Se você atuar como autônomo e receber acima desse valor, já terá que prestar contas à Receita Federal sobre seus ganhos. 

A alíquota vai de 7,5% a 27,5% dependendo do valor apurado, sem falar no INSS. 

Além disso, as plataformas digitais para infoprodutores e afiliados como a Hotmart, Eduzz, e outras, só permitem que se retire até R$ 1900,00 justamente para evitar problemas com o fisco. 

Portanto, se você é autônomo e fatura ou pretende faturar mais do que isso, vale a pena pensar em abrir uma empresa. 

Como empresa, não há limite para retiradas. Dependendo do regime tributário adotado, você poderá pagar apenas 6% no Simples Nacional e o INSS está incluso nesta conta. 

Portanto, concorda que é bem mais vantajoso trabalhar como pessoa jurídica?

Mas fique atento, pois como toda empresa brasileira, você vai precisar de um contador e nada melhor do que contratar uma contabilidade especializada em negócios digitais. 

Assim você terá a segurança que a contabilidade saberá exatamente os trâmites do seu negócio, e vai atuar em sintonia com a gestão e seus resultados finais.

Afiliados e Infoprodutores

Outro negócio digital que está muito em alta também é ser afiliado, pois os afiliados vivem de comissões e tem praticamente um gasto zero para gerir seu negócio. 

Eles não passam nota fiscal para os clientes finais, que compram os produtos que eles vendem mas devem passar para as plataformas e para os infoprodutores. 

Por isso, uma contabilidade para negócios digitais é fundamental para quem trabalha como afiliado, porque permite ganhos sem limites e o empreendedor ainda fica em dia com a legislação e o fisco. 

O contador cuidará da parte fiscal, contábil e trabalhista, livrando o empreendedor dos riscos e saberá ainda como você deverá fazer para pagar menos tributos. 

No caso dos infoprodutores, que são os que produzem os ebooks, cursos online, criam aplicativos e promovem os clubes de assinatura, a contabilidade não é simples.

Os infoprodutores pagam comissão para os afiliados e isso precisa ser muito bem contabilizado. 

Muitas vezes há bitributação, que é quando a produção do infoproduto é compartilhada por mais de um infoprodutor, e a contabilidade também precisa se atentar a isso.

Afinal, se o infoprodutor produzir um curso para venda ou dar aulas online, ele deverá pagar ICMS pela venda do produto ou ISS pela prestação do serviço.

É isso que a contabilidade fará, e protegerá os interesses do empresário acima de tudo, mantendo-o em conformidade com a lei, para que você fique tranquilo.

Como abrir uma empresa para atuar no mercado digital

O processo de abertura de empresa para quem atua no mercado digital é o mesmo para quem vai abrir um negócio físico.

Quem realiza todo processo é o contador, e será preciso definir várias questões como a natureza jurídica do negócio, o regime tributário a seguir, a confecção do contrato social, definir as questões relacionadas à pró-labore e muito mais. 

A assessoria de um profissional especializado é fundamental para que o processo seja assertivo, rápido, sem erros e muito bem orientado. 

A realização de todas as obrigações burocráticas e cotidianas é trabalho da contabilidade, e é um trabalho de muita responsabilidade. 

Os impostos devem ser gerados e pagos em dia, mas não é só isso que uma contabilidade especializada faz. 

Não é possível tomar uma decisão gerencial assertiva sem ouvir o seu contador por exemplo. Se você vai investir em um novo negócio ou pretende comprar uma nova máquina, precisa saber exatamente como anda as finanças da sua empresa para tomar uma decisão correta, e não se arrepender ou se endividar depois. 

O mercado digital é muito dinâmico e o faturamento é diário. Pode ser bem alto, mas pode ter dia que ele seja nulo. 

De qualquer forma há comissões, impostos e contas a pagar e controlar tudo isso é essencial para o seu negócio.

Uma boa gestão financeira vai muito além do que somente controlar o fluxo de caixa, que também merece toda a atenção do empreendedor e do contador. 

Além de tudo isso, um planejamento tributário deve ser feito de forma correta. Isso é papel do contador, mas o que você precisa saber é que a lei muitas vezes permite redução de impostos que um contador não sabe ou não pesquisa.

Já uma contabilidade especializada está a par e atualizada de tudo o que está ocorrendo no mercado digital. Por isso, opte por escolher sempre um escritório contábil que lhe forneça essa atenção que o seu negócio precisa. Quanto menos impostos você pagar, maior será o lucro da sua empresa, pode ter certeza.

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