Skip to content

Registro de Controle da Produção e do Estoque Será Exigido a Partir de 2016

Ajuste Sinief 17/2014

Por meio do Ajuste Sinief 17/2014 foi estabelecido que escrituração do livro Registro de Controle da Produção e do Estoque será obrigatória, a partir de 01.01.2016, para os estabelecimentos industriais ou a eles equiparados pela legislação federal e para os estabelecimentos atacadistas, integrando o sistema SPED (Bloco K).

Referido livro poderá, a critério do Fisco, ser exigida de estabelecimento de contribuintes de outros setores.

Seu uso destina-se à escrituração dos documentos fiscais e dos documentos de uso interno do estabelecimento, correspondentes às entradas e às saídas, à produção, bem como às quantidades referentes aos estoques de mercadorias.

Os lançamentos serão feitos operação a operação, devendo ser utilizada uma folha para cada espécie, marca, tipo e modelo de mercadorias.

Não serão escrituradas neste livro as entradas de mercadorias a serem integradas no ativo fixo ou destinadas a uso do estabelecimento.

Com a inclusão do Livro Registro de Controle da Produção e do Estoque no SPED Fiscal, o Fisco passa a ter acesso à movimentação completa de cada item do estoque, além de conhecer o processo produtivo de cada empresa.

Com tais dados em mão, quando necessário, o Fisco poderá realizar o cruzamento quantitativo dos saldos apurados eletronicamente pelo SPED com os informados pelas empresas, através do inventário. Assim, eventuais diferenças entre os saldos, se não justificadas, poderão configurar sonegação fiscal.

Em tese, as informações assim disponibilizadas terão o condão de erradicar práticas como nota fiscal espelhada, calçada, dublada, subfaturada ou meia-nota, além da manipulação das quantidades de estoques por ocasião do inventário físico.

Link: http://guiatributario.net/2015/07/28/registro-de-controle-da-producao-e-do-estoque-sera-exigido-a-partir-de-2016/

Fonte: Blog Guia Tributário

As matérias aqui apresentadas são retiradas da fonte acima citada, cabendo à ela o crédito pela mesma.

Posts relacionados que você pode gostar

CNPJ alfanumérico: ilustração explicando a mudança no cadastro de empresas brasileiras a partir de 2026

CNPJ Alfanumérico: O Que É, Como Funciona e O Que Muda para as Empresas a partir de 2026

Introdução CNPJ alfanumérico A Receita Federal promoveu uma mudança silenciosa, porém extremamente relevante, no sistema de identificação das empresas brasileiras: a criação do CNPJ alfanumérico. A partir de 2026, novos

Como Sair do Operacional e Fazer a Sua Empresa Crescer de Verdade

Introdução | Como Sair do Operacional e Fazer Sua Empresa Crescer Como Sair do Operacional e Fazer Sua Empresa Crescer: Muitos empresários acreditam que o crescimento de uma empresa depende

Como Pagar Menos Impostos Sendo Camgirl (100% Legal e Sem Riscos)

Introdução Como Pagar Menos Impostos Sendo Camgirl: Uma das maiores dores de quem atua como camgirl é perceber que, apesar de trabalhar muito e gerar bons rendimentos, uma parte significativa

Fale com um dos nossos Especialistas

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp