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Como a terceirização financeira pode ajudar o seu e-commerce?

A terceirização financeira está ganhando cada vez mais espaço entre empreendedores que buscam alcançar resultados e ter mais tempo para criar estratégias para seus negócios. Inclusive, para aqueles que possuem um e-commerce.

Isso porque eles acabam transferindo aos profissionais especializados em finanças a responsabilidade de cuidar do financeiro da empresa e com isso não precisam se preocupar com o assunto, em tese. 

Mas quais são as reais vantagens que a terceirização pode trazer para o e-commerce? 

É isso que vamos ver no artigo de hoje. Boa leitura!

O que é um e-commerce?

Antes de tudo, vamos entender o que é um e-commerce. Trata-se de uma empresa onde todos os processos acontecem de forma online, ou seja, é uma empresa que vende seus produtos pela internet. A única parte do processo que funciona de forma presencial é a entrega.

É um tipo de empreendimento que também é conhecido como loja virtual e cresceu muito no Brasil, principalmente na pandemia. Para ter uma ideia, esse setor teve um aumento de faturamento de 785% nos cinco primeiros meses de 2021, se comparado a antes da pandemia. Muito, não é verdade?

E esses números tendem a continuar, pois a tendência é que as vendas continuem crescendo ano após ano.

Os brasileiros pegaram gosto de comprar na internet, pois viram a facilidade que é comprar algo e receber em casa no dia seguinte ou até no mesmo dia, dependendo da empresa. 

As empresas passaram a melhorar também seu serviço de entrega. 

Tudo isso, aliado a boas técnicas de marketing tem sido uma ótima fonte de renda aos empresários do ramo. 

Mas apesar de apresentarem uma boa alternativa para empresários, ter somente uma ideia, bons produtos e uma boa logística não é o suficiente para obter lucros. Ter o suporte de uma empresa que ajude com a gestão do negócio é fundamental. 

O que é a terceirização financeira?

Também conhecido como BPO Financeiro, (Business Process Outsourcing) ou traduzindo – terceirização de processo empresarial, é a transferência de responsabilidades administrativas de uma empresa para outra de fora. 

No caso de um BPO financeiro para e-commerce, trata-se de uma terceirização voltada para o setor financeiro, e esses profissionais atuam como suporte para as decisões que serão tomadas. 

Há empresas específicas que assumem essa função, ou empresas de contabilidade, que oferecem controle em relação ao fluxo de caixa e entendem o processo do negócio para propor mudanças. 

É um serviço muito importante para gestores, pois ele desonera o empresário de muitas obrigações burocráticas e as deixa com alguém com experiência no assunto. 

E não pense que isso só serve para grandes empresas. Se você possui um e-commerce que se enquadra como micro ou pequena empresa, esse é um serviço ideal para esse tipo de negócio, porque muitas vezes não dispõe dos recursos necessários para criar um setor com funcionários em tempo integral para essas funções. 

Portanto, uma terceirização financeira para e-commerce faz com que a organização tenha serviços especializados com menor custo, até porque esses profissionais podem trabalhar remotamente. 

É importante que essa terceirização seja feita com uma empresa que tenha conhecimento em seu negócio, ou seja, que seja especializada no seu negócio virtual! Aqui na Aexo você encontrará ótimos profissionais que poderão te ajudar! É só clicar no botão abaixo:

Como funciona o departamento financeiro de um e-commerce?

Mais do que vender produtos na internet é preciso ter uma infraestrutura adequada para fazer seu e-commerce dar certo no mercado. 

É importante ter um profissional para focar no atendimento ao cliente, que entenda bem de vendas do produto. Bem como ter alguém para a área comercial e alguém para a área financeira. 

São essas pessoas que serão a ponte entre o que você precisa e o que você busca. 

Agora, com relação ao departamento financeiro, é preciso que o profissional faça a gestão do fluxo de caixa, faturamento, controle de contas a pagar e receber, entradas e saídas e etc.

Essas funções, em pequenas empresas geralmente são feitas pelo proprietário, mas aí ele acaba deixando de focar nas vendas para dar conta das tarefas operacionais. Sem contar em outras atividades relacionadas a logística, estoque, tecnologia da informação, plataforma, entre outros. 

Além das funções de departamento financeiro, geralmente as empresas de terceirização financeira também oferecem suporte na gestão de departamento pessoal. 

Assim é possível ter um suporte em várias burocracias do setor como folha de pagamento e as demais burocracias trabalhistas. 

Também pode ser importante para implementar vários sistemas que vão facilitar a mediação entre funcionários e o empresário como registros de novos funcionários, holerites, contratos e demissões.

Assim a empresa irá encontrar equilíbrio entre os seus interesses e o dos colaboradores, para fazer com que toda a gestão em relação com os colaboradores melhorem.

Dificuldades da gestão financeira para o e-commerce

Fazer a gestão das finanças de um e-commerce não é tão simples, principalmente em negócios novos, que ainda estão no início. 

Veja quais são as principais dificuldades:

  • Desafios tributários: o e-commerce cresceu muito no Brasil nos últimos anos, mas as leis não acompanharam esse ritmo. É preciso acompanhar as mudanças tributárias e os pagamentos de impostos, acompanhar o volume de notas fiscais que é alto, que são alguns desafios diários para quem quer entrar no mercado. 
  • Monitoramento de indicadores: a falta de monitorar indicadores faz com que o empresário não tenha uma análise precisa das informações sobre o seu negócio e isso pode levá-lo a caminhos errados. E aqui não basta gerar relatórios, mas sim usar esses dados a seu favor para definir as estratégias corretas.
  • Profissionais especializados: não se trata de uma regra, mas em negócios que estão no início, muitas vezes líderes precisam assumir atividades relacionadas a administração e finanças que não são da área de conhecimento do gestor. Isso reflete em um planejamento financeiro eficaz, e gera frutos que podem ser evitados, além de comprometer a capacidade de lucros do negócio. 

Quando a terceirização é uma boa saída?

Mas quando a terceirização é necessária? Será que ela é válida para todas as empresas, independente do tamanho?

Primeiro você deve levar em conta o custo da mão de obra. Ter uma equipe interna vai te custar quanto?

Geralmente ter uma equipe na empresa acaba sendo mais oneroso e mais trabalhoso, pois além dos encargos trabalhistas você vai ter que gastar com equipamentos, material de escritório, e também com treinamento para essas pessoas. 

A terceirização do serviço financeiro tem um custo mais acessível pois você tem uma estrutura completa e profissionais capacitados somente pagando pelo serviço, sem se preocupar com esses detalhes. 

Quando a empresa é pequena geralmente conta com uma pessoa só para realizar os serviços financeiros e contábeis. 

Só que além de acumular o serviço em uma pessoa só, você acaba ficando “na mão dela”. Se ela ficar doente, ou precisar faltar, você ficará perdido. Além disso, terá que dedicar um tempo para analisar os dados que ela coletar para tomar decisões. 

Se esse é o seu caso, a terceirização do setor financeiro do seu e-commerce pode ser a solução. E nisso, a Aexo Contabilidade pode te ajudar!

Benefícios da terceirização financeira para o e-commerce

Falamos até agora sobre algumas vantagens da terceirização, como redução de custo, mas agora vamos falar de alguns benefícios significativos para o seu e-commerce a médio e longo prazo. Confira:

Planejamento consistente 

É a elaboração de um planejamento financeiro que vai direcionar as atividades que vão ser executadas quanto à apresentação de projeções mais recentes. 

Assim, quanto mais completo for o planejamento financeiro, mais possível será de o e-commerce passar qualquer imprevisto de forma consistente. 

Projeção financeira de ganhos e gastos

As projeções financeiras permitem que você revise as estratégias e adote algumas medidas como realocar recursos ou diminuir gastos em algum setor. Com essa projeção, você evita ser pego de surpresa por alguma situação. 

A terceirização do serviço foca em projeções que avaliam situações em curto, médio e longo prazo. 

Monitoramento 

No caso dos KPIs, eles formam a base ideal para que o empresário tome decisões com base nos dados apresentados. Pode ser que você não tenha o conhecimento adequado, e monitore o faturamento achando que sua empresa está dando lucro. Mas será que é isso mesmo? 

É a resposta dessa pergunta que somente um profissional da área saberá responder com propriedade. Entender alguns conceitos pode ser complicado e por isso, ter o respaldo de um especialista pode ser muito importante.

Emissão adequada de notas fiscais 

A emissão de notas é uma tarefa operacional e burocrática e acaba sempre ficando em segundo plano, principalmente em empresas pequenas. 

Mas quando você terceiriza o seu financeiro, há um controle de todas as transações de entrada e saída e você consegue acessar facilmente as notas fiscais que foram emitidas, canceladas, pagas, e evita qualquer problema com a Receita Federal. 

Processos automatizados 

Terceirizar um serviço faz com que você tenha uma estrutura automatizada que ajuda você a manter o controle financeiro do seu negócio em dia. Mais uma economia para a sua empresa. 

Terceirizar dá mais tempo para fazer a gestão do meu e-commerce?

Sem dúvidas. Uma das principais vantagens de terceirizar as tarefas do financeiro é que você terá mais tempo para se dedicar às estratégias que vão decolar o seu e-commerce. 

Além disso, considere que profissionais qualificados realizam tarefas muito mais rápido do que quem não é da área, e são muito mais eficientes. 

Terceirizar ajuda a trazer resultados melhores, e possibilita que o e-commerce tenha resultados melhores em todas as áreas. 

A importância da contabilidade para o e-commerce 

Durante muito tempo os escritórios de contabilidade eram vistos apenas como um setor que deveria ser contratado para realização apenas de tarefas burocráticas em sua empresa. 

Com a evolução da sociedade e da tecnologia, cada vez mais ela está se tornando um serviço indispensável para as empresas, independente do tamanho. 

Ao contratar os serviços de uma contabilidade, você acaba tendo o auxílio na administração do seu negócio e consegue tomar as melhores decisões possíveis para o seu empreendimento.

Você também diminui as chances de fechar o seu negócio, pois uma empresa terceirizada terá o controle financeiro e administrativo da sua empresa. Isso é fundamental quando lembramos que 50% das empresas fecham em até três anos de sua abertura. 

A retenção de clientes no e-commerce

Tão importante quanto atrair clientes, é mantê-los comprando na sua loja virtual. Mas como fazer isso? 

Sabemos que conquistar clientes não é uma tarefa fácil pois a concorrência na internet é alta. Isso envolve tempo, investimento em publicidade, e outras estratégias que visam fazer que o usuário entenda por que é melhor comprar na sua loja do que em outra. 

Para que um negócio cresça é necessário pensar em estratégias de retenção de clientes. Mas quais são essas estratégias?

Primeiro é preciso saber que reter significa manter. Quando falamos em retenção de clientes, estamos falando de todos os esforços necessários para manter o cliente como consumidor do seu e-commerce. 

Muitas vezes, você precisa abrir mão um pouco da sua margem de lucro para atrair o cliente e transformá-lo em um cliente de sua marca. 

Tudo isso é importante, mas diversos negócios acabam cometendo um erro crucial: Parar de olhar para o cliente após essa conquista. 

Nesse caso, a primeira coisa a se prestar atenção é no atendimento. Você precisa prestar um atendimento de excelência, e não apenas por telefone, mas por todos os canais que você atende. Isso inclui telefone, e-mail, redes sociais, e demais aplicativos. 

Depois, analise os canais de comunicação e sua linguagem. O tom do seu atendimento deve ser decidido de acordo com quem representa o seu público. Quando você conhece a persona do seu negócio fica mais fácil adotar uma linguagem de relacionamento. 

Uma linguagem informal demais ou formal demais pode representar problemas e impactar na retenção de clientes. Dê atenção a isso. 

Por fim, a construção da sua marca faz com que os consumidores se sintam parte da comunidade e isso não é uma tarefa a ser feita da noite para o dia. Estruture um atendimento de excelência e descubra seu tom de comunicação, conforme falamos acima. 

Planeje uma estratégia de marketing que faça com que você se destaque no seu negócio. 

Conclusão

Como você viu, terceirizar serviços financeiros pode ser uma boa saída para empreendedores que possuem e-commerce e são esses profissionais que possuem expertise necessária para fazer uma gestão financeira correta da empresa, focando nas ações estratégicas e operacionais, monitorando tudo e apresentando os melhores resultados, para que a saúde do seu negócio esteja em dia. 

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