Skip to content

Governo propõe na LDO salário mínimo de R$ 854 para 2016

O Ministério do Planejamento, responsável pela elaboração da LDO, ainda não explicou como foi calculado o reajuste.

Salário mínimoO salário mínimo no próximo ano será de R$ 854, valor que consta do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2016, enviado ontem (15) pelo governo ao Congresso Nacional.

Pela proposta, o salário mínimo terá aumento de 8,37% a partir de 1º de janeiro. O Ministério do Planejamento, responsável pela elaboração da LDO, ainda não explicou como foi calculado o reajuste.

Desde 2011, o salário mínimo é reajustado pela inflação do ano anterior, calculada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), mais a variação do Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas no país) de dois anos antes. A fórmula, no entanto, só vale até este ano.

Em março, o governo editou medida provisória mantendo a fórmula para os reajustes do mínimo de 2016 a 2019, mas o texto precisa ser aprovado pelo Congresso. Sem nova lei sobre o tema, o mínimo passa a ser definido exclusivamente pela LDO e pelo Orçamento Geral da União, mas os valores precisam ser negociados com os parlamentares ano a ano.

No início do ano, o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, afirmou que a política de reajustes para o mínimo precisaria ser alterada a partir de 2016 para refletir as condições atuais da economia. No dia seguinte, porém, o ministério negou que o governo pretenda mudar a regra.

Link: http://www.diarioregional.com.br/2015/04/16/economia/governo-propoe-na-ldo-salario-minimo-de-r-854-para-2016/Fonte: Diário Regional

 

As matérias aqui apresentadas são retiradas da fonte acima citada, cabendo à ela o crédito pela mesma.

Posts relacionados que você pode gostar

ÚLTIMOS DIAS PARA DECLARAR IMPOSTO DE RENDA

Os contribuintes brasileiros têm até o dia 31 de maio para declarar o Imposto de Renda 2024, que coincide com o feriado de Corpus Christi. É importante estar atento para
Contabilidade para executivo

Contabilidade para Executivo

Na era digital em que vivemos, a contabilidade não é mais apenas sobre números e relatórios fiscais. Ademais, é sobre como esses números podem impulsionar a tomada de decisão estratégica

Contabilidade para Infoprodutor

Contabilidade para infoprodutor

Fale com um dos nossos Especialistas

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp